Tradição de tapetes de Corpus Christi viva em Sumidouro
Repórter Panorama: Quinta-feira (08/06/2023) - Desde as primeiras horas da manhã, devotos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Paquequer, trabalhavam na confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. Quem passou pela Rua João Amâncio pode conferir de perto todo o empenho e dedicação, pois os tapetes mais do que um trabalho, são sim, uma obra de arte e fé.
Marcaram presença na composição dos tapetes as Capelas de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Santo Antônio, Menino Jesus de Praga, Sagrado Coração de Jesus, São Jorge, São Sebastião, Capela Santa Cruz e São Francisco, além dos grupos da própria Paróquia como a Pastoral da Criança, da Música, a Catequese, Grupo de Jovens, Grupo de Música, Apostolado da Oração e Futebol de Cristo.
A tradição dos tapetes de Corpus Christi, de origem portuguesa, datada do Século XIII, foi trazida para o nosso país durante a colonização em nossas terras. Destaca-se que dentro da liturgia católica, que o dia de hoje é dedicado ao Corpo de Cristo, é o único evento do ano que o Padre caminha com o ostensório, local onde as hóstias são conservadas, em um local fora do próprio templo, abençoando todos os presentes.
A missa de Corpus Christi será celebrada pelo Pároco Padre Cesar, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Paquequer a partir das 15 horas, para todos aqueles que desejaram acompanhar.