Eleições para o Conselho Tutelar ocorrerá nesse Domingo em todo o país.

      Repórter Panorama: Sábado (30/09/2023) - Ocorrerá neste Domingo dia 01 de Outubro eleições em todo o país para a escolha dos candidatos que irão compor o Conselho Tutetar dos municípios brasileiros para o quadriênio 2024/2028. Para participar dessa importante escolha é necessário comparecer ao seu local de votação nas eleições e estar munido com o título de eleitoral e um documento oficial com foto.

     De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, representando a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. A atuação ocorre em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos. O Conselho Tutelar pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável, orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino, inclusão em serviços e programas oficiais, requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros. Por esses motivos, torna-se tão importante a participação da população na escolha dos próximos Conselheiros Tutelares.

     De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA do Município de Sumidouro serão 17 candidatos habilitados a estarem concorrendo neste pleito de amanhã. Ainda de acordo com o CMDCA, estarão disponíveis para a população locais de votação tanto na zona Urbana como os bairros do Centro, Duas Irmãs, Asa Norte e na Zona Rural nas localidades de Benfica, São Lourenço, Campo Leal, Murineli, Vale dos Pinheiros, Venda da Ponte e nos distritos de Dona Mariana, Campinas e Soledade I e II.

      O horário de votação será de 08h às 17h e a apuração dos resultados terá a cobertura da Rádio Panorama.


Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário