Azeite em alta: item comum nas mesas natalinas está mais caro.

        Repórter Panorama: Quinta-feira (22/12/2023) - Um item muito apreciado no nosso dia a dia e muito presente em pratos específicos, em datas festivas como o Natal, o azeite, está com preços bem superiores ao praticado nos últimos anos.

De acordo com dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) verificou que o azeite subiu 25,62% nos últimos 12 meses, muito acima da inflação no período que ficou em torno de 4,68%. A explicação para tal aumento repentino do azeite está no clima, visto que a seca extensiva em grandes produtores como a Espanha, Itália, Portugal e Grécia, além como incêndios florestais, diminuiu vertiginosamente a produção desse óleo milenar.

        A má notícia é que os preços tendem a continuar subindo nos próximos meses. Em Sumidouro mesmo, nos mercados e comércios pesquisados, a faixa de preço do azeite varia entre R$ 32,00 à R$ 48,00.

Apesar do Brasil já possuir produção com excelentes títulos, principalmente no município de Maria da Fé e Alagoa, no Estado de Minas Gerais e outros municípios no Estado do Rio Grande do Sul, os preços são superiores ao praticado no mercado, principalmente pela qualidade e dificuldade de adaptação do solo brasileiro às oliveiras, visto que muitas que produzem na Europa são árvores centenárias e até mesmo, milenares.


AZEITE E ÓLEO COMPOSTO: CUIDADOS NA COMPRA.


        O azeite é um dos produtos mais adulterados do mundo, principalmente na informação sobre a sua acidez podendo ser classificada em extravirgem, virgem ou único e nas misturas realizadas com óleo de soja, milho, canola, girassol ou mesmo bagaço de azeitona, o conhecido óleo composto que por lei é permitido a sua comercialização desde que seja informado ao consumidor o percentual de mistura que o azeite recebeu naquela composição que pode variar de 50% à 85% de óleo comum. Na internet existem alguns sites que dão dicas importantes para verificar a qualidade do azeite.

        Nas festas de fim de ano vale a pena o consumidor pesquisar para realizar a melhor compra, estando sempre atento as informações contidas nos rótulos e realizar pesquisas sobre determinado azeite de sua preferência.


Imagem: Divulgação internet.


 

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário