Eleição para o Legislativo municipal foi marcada pela renovação.

        Repórter Panorama: Terça-feira (08/10/2024) – As eleições municipais em Sumidouro foram marcadas por uma ampla renovação na Câmara Municipal para o próximo quadriênio 2025-2028. Além da renovação, as vagas que anteriormente eram 9 foram ampliadas para 11. Dos 9 vereadores da legislatura atual, 5 conseguiram reelegerem-se: Breno Brugger Mattos (PP), com 1.061 votos,  Geilson Jasmim Lampa (PL) com 743 votos, Geovanni Damião Castilho (PP) com 660 votos, Cláudio Moisés Moreira (União) com 606 votos e José Carlos da Rocha (MDB) com 551 votos. Outros dois vereadores, Amarildo Pimentel e Valtair Faustino da Cunha, concorreram como vice-prefeitos nas duas candidaturas do executivo municipal e também não estarão na próxima formação. Com isso, a próxima legislatura contará com 7 novos representantes: Núbia Ramos (União), com 596 votos, Diego do Nilsinho (MDB) com 566 votos, Dalvinha (PP), com 515 votos, Pepé (PRD), com 466 votos, Fabinho (PL) com 342 votos e Luiz Carlos (PL) com 292 votos.


MULHERES MARCAM PRESENÇA NA RENOVAÇÃO DO LEGISLATIVO MUNICIPAL.

        Destaca-se que desde o ano de 2012, o município de Sumidouro não elegia mulheres para compor o Poder Legislativo, sendo a última representante eleita em dois pleitos nas eleições de 2004 e 2008, a vereadora Wanda Maria da Silva, que inclusive foi Presidente da Câmara Municipal por um mandato. Nesse próximo mandato teremos como estreantes Núbia Ramos (UNIÃO) e Dalva Charles de Mello (PP).

        De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apesar das mulheres serem 53% do eleitorado brasileiro, a presença feminina nas câmaras municipais é maior nos municípios que possuem menos de 15 mil habitantes, fato esse devido principalmente a questão de financiamento de campanhas, visto que em municípios maiores, o custo de campanha é muito maior. No Brasil foram eleitas 10.604 mulheres, um crescimento de mais de 13% em relação as eleições de 2020.

        A participação do eleitorado é importantíssima em todo o processo democrático e congratulamos a todos os eleitores que participaram da escolha e a todos os eleitos para o próximo pleito. A todos os Edis escolhidos pela população possam administrar o nosso município com a seriedade que o dinheiro público merece ser tratado. Acima de tudo, você eleitor tem o direito e o dever de fiscalizar as ações do seu ou sua vereador(a) eleito pelos próximos quatro anos.

            Lembrem-se, a República tem sua origem no latim “Res Publica”, ou seja, “Coisa pública”. 


Vereadores eleitos para a próxima legislatura no quadriênio 2024-2028.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário