E o Inverno chegou. O que esperar da nova estação para a Região Serrana?
Repórter Panorama: Quarta-feira (21/06/2023) - Apesar de não unanimidade, a estação mais fria do ano, começou hoje, exatamente às 11h58min, mas o que podemos esperar desse inverno para a nossa Região Serrana?
De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a nossa região terá chuvas um pouco abaixo do padrão normal nos próximos meses, assim como o registro de temperaturas mais elevadas do que a média histórica. Esse padrão atípico está correlacionado diretamente com a formação do El Nino, que é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, na costa da América do Sul, ocasionando essa mudança. Nos anos anteriores estivemos sob a influência do fenômeno La Nina, que atua de forma oposta, causando resfriamento das águas costeiras da referida região no Pacífico, gerando mais frio do que o habitual.
Para o produtor rural, o padrão do inverno poderá trazer menos prejuízos no que tange quedas bruscas de temperaturas, já que o risco de geadas será menor, mas com a possibilidade de menos chuvas nos meses de Julho, Agosto e Setembro, a atenção deverá ser redobrada, principalmente pela estiagem, que trará consequentemente focos de queimadas.
Já para a nossa saúde, de forma geral, a queda na umidade relativa do ar será sentida, trazendo uma piora nos quadros alérgicos e respiratórios, que já comuns nessa época do ano, mas que poderão ser acentuados devido ao efeito El Nino.
FRENTES FRIAS SERÃO MAIS MARCANTES EM JULHO.
Ainda de acordo com o INMET, o mês de Julho será marcado pela passagem de duas grandes frentes frias, uma na primeira e outra na segunda quinzena do referido mês que poderá causar uma queda mais brusca nas temperaturas em pontos mais elevados de nossa região. Destaca-se que os distritos de Dona Mariana, Campinas e Soledade por estarem em altitudes próximas aos 900 metros do nível do mar, o risco de nevoeiros e geadas é um pouco maior do que na sede do município. Os meses de Agosto e Setembro serão marcados por períodos maiores de estiagem e os efeitos de temperaturas mais elevadas já serão sentidos ainda no começo de Setembro quando o El Nino ganhará mais força.
Para começarmos o nosso inverno, fizemos no final
da tarde de hoje esse registro na Rodovia RJ 156 na altura da localidade de São
Lourenço dos Mendes, na zona rural do município de Sumidouro, do primeiro pôr do sol desse inverno.