Tempo chuvoso irá perdurar nos próximos dias em Sumidouro e Região Serrana.

       Repórter Panorama: Terça-feira (10/01/2023) - A chuva não vem dando trégua em Sumidouro e na nossa Região Serrana, deixando assim a estação do Verão com temperaturas muito mais amenas do que esperado para a época mais quente do ano. De acordo com dados da estação meteorológica D 1905, localizada no Centro de Sumidouro, de responsabilidade do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), hoje está sendo o dia mais chuvoso de 2023, com o volume pluviométrico registrado de 54,5mm, são quase 55 litros de água por metro quadrado, um volume bem considerável, sendo maior do que o volume registrado por exemplo na maioria dos meses do ano. Esses mesmos dados mostram que nestes dez primeiros dias de Janeiro já foram registrados 168,4 mm, número já próximo da média histórica mensal.
      Toda essa chuva estava sendo potencializada pelo corredor de umidade vindo da Amazônia, a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que está desfazendo-se a partir de hoje, mas mesmo assim, muitas áreas de instabilidade ainda irão se manter pelos próximos dias, trazendo possibilidade de volumes de chuvas ainda consideráveis. Tempo ensolarado mesmo está previsto apenas para o final do mês de Janeiro.
      A nossa equipe de reportagem esteve agora de manhã às margens do Rio Paquequer para conferir após essa chuva mais intensa o nível que o mesmo encontrava-se. Às 10h a régua de medição mostrava o nível de 1,90m, mas pela própria marca da água na pilastra da coluna da ponte e na vegetação em torno, o nível chegou à 2,50m, interditando em alguns pontos a passagem pela RJ 148 para o município do Carmo, mas com a baixa do nível da água do Rio Paquequer o trânsito na rodovia está liberado.


Imagens mostram nível do Rio Paquequer, um dos afluentes do Rio Paraíba do Sul, com o nível alterado após as fortes pancadas de chuvas nessa noite passada.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário