Inverno começa com possibilidade de chuvas abaixo da média e temperaturas ligeiramente menores em Sumidouro.

        Para muitos a estação mais charmosa do ano, para outros, sinônimo de sofrimento pelo frio, o Inverno começou oficialmente na manhã de hoje, mais precisamente às 6h14min e de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a estação será marcada pela ação mais contundente do La Nina, evento climático marcado pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico. Mas para a nossa Região Serrana Fluminense, o que esperar do Inverno?

        Está sendo esperado um inverno ligeiramente mais seco, principalmente nos meses de Julho e Agosto, o que poderá facilitar a passagem de massas de ar polar, ocasionando em poucos períodos, principalmente nas duas primeiras semanas do mês de Julho, temperaturas menores e geadas, podendo assim prejudicar os produtores rurais, principalmente de folhagens.  Ainda de acordo com meteorologistas do Climatempo, estão sendo esperadas três massas de ar polares capazes de espalhar frio mais intenso nesses meses do Inverno, sendo a última para a primeira quinzena de Agosto.

        Consultamos também o INMET que afirma que nesse período do Inverno ocorre historicamente uma redução das chuvas em grande parte do país, ocasionando uma diminuição da umidade relativa do ar, favorecendo gradativamente o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias. São esperados períodos extensivos com o predomínio de dias secos e ensolarados.

        O destaque para o último mês do Inverno, Setembro, será a rápida elevação de temperatura com previsão de onda de calor na segunda quinzena do mês, marcando assim o final da estação que está previsto para ocorrer no dia 22 de Setembro, às 22h04min.

        Então que tal curtimos esse primeiro dia da nova estação com essa bela imagem do pôr do Sol na localidade de São Lourenço dos Mendes, zona rural de Sumidouro?

Curta a Página da Rádio Panorama também nas redes sociais e receba as nossas informações e atualizações. 

 

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário