Escolas municipais de Campo Leal e São Lourenço dos Mendes trazem desfile inspirado "nos tempos do café".

        Repórter Panorama: Sexta-feira (10/06/2022): A Escola Estadual Municipalizada Joaquim Cândido Soares de Meirelles, localizada na localidade de Campo Leal, na zona rural de Sumidouro, trouxe para o Desfile Cívico pelos 132 anos de emancipação do município a temática "Nos tempos do Café", explorando essa importantíssima atividade agrícola que movimentou a economia do Brasil Império e da Primeira República.

        A Unidade Escolar que atende alunos do Primeiro Segmento, sob a direção da Professora Núbia Maria Monteiro da Rocha, explorou essa temática com as turmas do 3º, 4º e 5º anos representando o trabalho sofrido dos escravos na atividade cafeeira e construção do túnel de Murineli e da Ponte Seca, hoje importantíssimos pontos turísticos, mas que foram construídos com mão de obra escrava no final do período do Segundo Reinado e que merecem sem lembrados constantemente. A linha férrea que fazia parte do ramal de Leopoldina, ligando a capital fluminense, época capital do país era usada para escoar a produção, assim como fazer a ligação terrestre.

         Outra escola que representou a atividade cafeeira em nosso município, também sobre a gestão da Professora Núbia foi a Escola Estadual Municipalizada Flor do Campo, na localidade de São Lourenço dos Mendes, zona rural do nosso município, unidade escolar essa que atua também em Primeiro Segmento do Ensino Fundamental e claro, as vestimentas típicas marcaram o desfile de ambas as escolas. Congratulações a Equipe Diretiva, Professores e funcionários que atuaram nesse belo desfile.


          Imagens: Professora Miriele dos Santos Warol







 

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário