Moradores de Campinas pedem um posicionamento da Prefeitura sobre calçamento de rua que ameaça ceder

        Repórter Panorama: Quarta-Feira (16/06/2021) – Uma seguidora da nossa página entrou em contato com a nossa reportagem para solicitar uma atenção do poder público municipal para um problema que segundo ela perdura há aproximadamente dez anos e que preocupa motoristas e os próprios moradores da rua.

           O trecho em questão é a Rua localizada atrás do Posto de Saúde do Distrito de Campinas, zona rural de Sumidouro. Destaca-se que apesar da rua ser calçada, existe um trecho que desde as chuvas no ano de 2011 cedeu e preocupa já que diariamente caminhões passam pelo local realizando entregas ou mesmo buscando mercadorias, assim como veículos dos moradores e pessoas que buscam atendimento médico no Posto e por ser um trecho com alto declive, a grande preocupação dos moradores é quanto a acidentes envolvendo veículos e pedestres, pois além de não possuir nenhum tipo de sinalização no local, o constante movimento de veículos a longo prazo poderá oferecer riscos da área ceder. Inclusive em seu relato a moradora afirma que o trecho tem apresentado pontos de desníveis.

        Em seu relato, a seguidora comentou que já fez a solicitação há alguns meses ao Secretário de Obras Thales Abreu Viana da Silva e não houve nenhum tipo de resposta a demanda. A mesma endossa em seu comentário que os moradores do distrito de Campinas pagam anualmente o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) ao município e não estão tendo a atenção desejada da municipalidade frente as suas demandas. Pontua-se que a cobrança do IPTU é regulamentada no Artigo 156 da Constituição Federal e sua execução é destinada a obras de infraestrutura, saneamento básico, asfaltamento, saúde, educação, segurança pública, coleta de lixo, entre outros serviços. Todo esse valor arrecadado forma-se um caixa único e é distribuído em percentuais para determinadas áreas já estabelecidas em lei orgânica. Pontua-se que municípios menores no país necessitam de aportes de recursos do Governo Estadual e Federal (como o FPM – Fundo de Participação dos Municípios) para honrarem com seus compromissos financeiros.

      Entramos em contato com representantes da Secretaria Municipal de Obras, Transportes, Serviços Públicos e Meio-Ambiente mostrando o fato e solicitando juntamente aos moradores da rua do Posto de Saúde em Campinas sobre uma possível sinalização do local ou mesmo se existe alguma possibilidade de envio de uma equipe técnica para vistoriar o local ou mesmo previsão de reparo da rua, e apesar de tomarem ciência do fato, simplesmente não quiseram prestar esclarecimentos à nossa equipe de reportagem. Caso ocorra algum posicionamento da municipalidade quanto ao fato mostrado, estaremos atualizando os nossos seguidores.

        Curta a Página da Rádio Panorama nas redes sociais e receba diretamente em seu celular as nossas atualizações.

Moradores da Rua do Posto de Saúde em Campinas cobram do poder público municipal uma solução para o calçamento da rua que ameaça ceder.


Situação torna-se mais perigosa principalmente à noite já que o local não possui nenhum tipo de sinalização.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário