A face mais cruel da pandemia de Covid-19: 34 óbitos em Sumidouro.

        Repórter Panorama: Quinta-Feira (08/04/2021) – Infelizmente o município de Sumidouro acaba de bater mais uma marca triste no avanço da pandemia da Covid-19. Conforme noticiamos mais cedo em nosso editorial, houve um acréscimo expressivo de casos e óbitos. De acordo com dados atualizados da Secretaria Estadual de Saúde foram registrados 806 casos, com 34 óbitos confirmados. Essa confirmação veio agora com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde.

        Esses números surpreendem pelo tamanho da população do nosso município de Sumidouro que de acordo com a perspectiva do Censo teríamos 15.700 habitantes nesse ano passado, ou seja, temos no momento um caso para cada grupo de 19 habitantes. Infelizmente chegamos a uma taxa de letalidade de 4,09%. A título de comparação de municípios com populações em valores absolutos parecidos, São José do Vale do Rio Preto está com taxa de letalidade de 1,70%, Cordeiro 0,32% e Trajano de Moraes 0,61%.

       Mas o que esses números estão mostrando para todos? Primeiramente os descuidos da população com a pandemia. Sabemos que medidas restritivas não agradam comerciantes e nem os munícipes de forma geral, principalmente as pessoas mais jovens, mas o reflexo das mortes são inevitáveis. Os números de internações e óbitos nesse mês de Março e nessa primeira semana de Abril por si só mostram a cruel face da pandemia. Festas e reuniões familiares, pessoas que estão positivas para a Covid-19 transitando nas ruas normalmente apesar do apelo dos Agentes de Saúde, mostram a insensibilidade de muitos a saúde coletiva. Quem de nós não presenciou alguma cena dessa narrada?

        O Sistema Único de Saúde, muitas das vezes tão renegado pela sociedade, alvo de críticas contundentes, está absorvendo as mazelas e descuidos das pessoas. O mesmo sempre viveu à margem do limite e essa pandemia tem mostrado que apesar de estar próximo a essa linha tênue, continua socorrendo pessoas que não tem recursos para planos de saúde. No mais, convenhamos que por mais dinheiro que se tenha, não tem sistema de saúde que te encaixe na iminência do caos, até mesmo porque os municípios vizinhos, como Teresópolis e Nova Friburgo com muito mais recursos, estão vivendo suas situações particulares, atendendo suas populações na beira do limite.

        O gestor de saúde em nosso município está em situação muito delicada pelo fato de ter que gerir uma crise sanitária sem precedentes nesse século XXI e ao mesmo tempo conciliar as atividades econômicas do município que são duramente atingidas quando as regras de flexibilização são endurecidas, por indicadores. Os números são frios, previsíveis, mostrando a dura realidade de uma pandemia em que as pessoas estão simplesmente perdendo o foco com os cuidados no avanço dos casos.

       Essa notícia não é apelo para fechar comércio ou mesmo indústria, até mesmo porque é necessário o trabalho, pois todo serviço que traz renda e dignidade ao cidadão é essencial. Esse artigo é um apelo para que você faça a sua parte como cidadão. Não é necessário fiscalização de agentes de segurança pública ou mesmo de saúde se você, nosso seguidor ou não, faça a sua parte, evitando festas e encontros familiares, baladas clandestinas e aglomerações. O vírus é um mal a ser combatido, mas com inteligência nas suas ações diárias, ou senão, contemos os mortos.



Boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde de Sumidouro mostra a gravidade da situação do município.


Mapa epidemiológico estadual mostram 806 casos confirmados de Covid-19 em Sumidouro.


Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário