Bandeira Roxa decretada em Sumidouro. O que muda no funcionamento do comércio em geral?

     Repórter Panorama: Sábado (27/03/2021) – A Prefeitura Municipal de Sumidouro utilizou-se das redes sociais para informar a população que estará sendo decretada a partir da Terça-feira (30/03/2021), Bandeira Roxa em todo o território do município. Na fase de classificação dos riscos epidemiológicos, essa cor é a mais restritiva nas medidas de funcionamento do comércio e na circulação de pessoas.


        De acordo com a municipalidade, a implementação da Bandeira Roxa em Sumidouro visa diminuir os casos ativos de Covid-19. Um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde no momento vêm sendo o aumento expressivo de casos em todo o país e vários municípios vizinhos estão com leitos de UTI em sua totalidade ocupados ou próximos a ocupação máxima. Segundo a publicação, a nota técnica que avalia os riscos da pandemia são realizados através de indicativos como por exemplo o número de casos ativos e óbitos para justificar tal medida. De acordo com dados do Boletim Epidemiológico Municipal, nessa semana foram cinco óbitos confirmados de Covid-19, o maior desde o início da pandemia, com 586 casos confirmados. Outro ponto abordado por interlocutores da municipalidade ouvidos por nossa equipe de reportagem é o fluxo de pessoas oriundas de outros municípios após a decretação do Feriado Prolongado, já que buscam Sumidouro para turismo rural, o que pode aumentar a disseminação da pandemia. Destaca-se nesse ponto que a nossa equipe de reportagem esteve hoje cedo acompanhando o serviço de fiscalização da Guarda Civil Municipal de Sumidouro na estrada vicinal que liga Dona Mariana a Murinelli e mesmo com a instalação de uma barreira com areia e cerca, muitos ciclistas e turistas percorriam o local, desobedecendo as determinações do Decreto Municipal.

 

     Mas afinal, o que muda na vida do comerciante e do cidadão sumidourense na Bandeira Roxa? De acordo com o Decreto Municipal número 3.558/2021 expedido pelo Prefeito Eliésio Peres da Silva, ficam com as atividades suspensas no município de Sumidouro: Templos Religiosos, Academias e Estúdios de Pilates, Hotel e Pousada, Lava-Jatos, Indústrias, Confecções e Escritórios, Salão de Beleza, Barbearia, Manicure e Estética, Turismo, Espaços de Festas, Clubes Sociais Esportivos, Sítios e Chácaras, Aulas Remotas, Ambulantes, Serviços em Geral e Administração Municipal não essencial.


     Na Bandeira Roxa o comércio em geral como lojas de roupas, sapatarias, materiais de construção, quitandas, mercados, farmácias, padarias, açougues, distribuidoras de água e de gás funcionarão somente na modalidade “delivery” ou com agendamento prévio e retirada no local da mercadoria comprada ou escolhida previamente. Oficinas mecânicas e loja de peças de veículos somente para serviços emergenciais. Postos de combustíveis, Bancos e Loteria serão mantidos mas seguindo os padrões estabelecidos no Decreto Municipal 3.558/2021. O cartório funcionará apenas de plantão no horário de 9h às 12h.


          Entramos em contato com a Secretária Municipal de Saúde Analú Araújo Dias em busca de informações sobre a ocupação dos leitos no Hospital Municipal Doutor João Pereira Martins e foi informado a nossa equipe de reportagem que nesse momento a demanda por leitos encontra-se mais elevada do que durante o curso da pandemia todo, e que segundo palavras da Secretária “essas medidas são necessárias para evitar-se o colapso da rede municipal de saúde”. Analú informou a nossa equipe de reportagem que as medidas serão implementadas a partir da da próxima Terça-feira (30/03/2021) para os comerciantes conseguirem se organizar da melhor maneira possível, diminuindo os impactos no comércio. 


Em publicação na página da Prefeitura nas redes sociais, Decreto número 3.558/2021 aplica restrições em todas as atividades comerciais no município de Sumidouro. 

Guarda Civil Municipal de Sumidouro esteve vistoriando bloqueio realizado em Dona Mariana, visa evitar trânsito de turistas no trecho que é amplamente conhecido pela bela visão à Cascata Conde D'Eu e os Túneis da Linha do Trem.


Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário