Município de Sumidouro registra 562 casos confirmados de Covid-19.

            Repórter Panorama: Quarta-Feira (17/03/2021) - A nossa equipe de reportagem fez um levantamento atualizado da situação da pandemia de Covid-19 em Sumidouro e Região Serrana e os dados apresentados, preocupam autoridades sanitárias em toda a nossa região.


        De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde atualizado no final da tarde dessa quarta-feira (17/03/2021), o município de Sumidouro registra 562 casos confirmados de Covid-19, um acréscimo de 24 casos em menos de um dia, ou seja, um caso confirmado por hora em nosso município. No boletim anterior apontavam 20 pessoas que estavam sendo acompanhadas e com essa atualização, o número de casos ativos subiu para 39, o maior número registrado desde o início da pandemia, com o primeiro caso registrado oficialmente no município, na primeira semana do mês de Abril de 2020. Destaca-se no mesmo boletim que 71 pessoas precisaram de algum tipo de internação e 32 pessoas foram necessários o uso de UTI. Pontua-se que 502 pessoas encontram-se curadas dessa enfermidade.


        Apesar do aumento expressivo que Sumidouro e municípios vizinhos tem experimentado nessas semanas de Março, a taxa de letalidade vem caindo, chegando à 3,56%, ou seja, 20 óbitos confirmados. Essa taxa é relativa, já que com o aumento de casos, ela torna-se menor.


            Os números de pacientes vacinados vem crescendo vagarosamente, devido à falta de uma política de vacinação do Ministério da Saúde, atrasando a imunização em massa defendida como a melhor saída por médicos e especialistas. Nessa Quinta-feira (17/03/2021) está prevista a chegada de aproximadamente 950 mil  imunizantes em nosso estado para dar continuidade a campanha de vacinação em Sumidouro e nos 92 municípios fluminenses.


           No município do Carmo o número de contaminados pela Covid-19 chega ao total de 1.369 casos, com 15 óbitos confirmados, com uma taxa de letalidade aproximada de 1,33%. Essa diferença de taxas de letalidade entre Sumidouro e Carmo pode ser explicada pelo fato de testarem um número maior de pessoas, já que em muitos casos, por serem assintomáticos, não passam pelo controle sanitário, mas essas pessoas infectadas, infelizmente tornam-se disseminadoras da Covid-19.


        As medidas sanitárias básicas da população como assepsia correta das mãos, a limpeza das embalagens de produtos comprados em mercados, assim como o uso de máscaras, são fundamentais no controle da Covid-19. Salienta-se que o nosso município de Sumidouro encontra-se nesse momento em bandeira vermelha, um dos graus mais elevados de restrição de circulação de pessoas.


         A Secretária Municipal de Saúde Analú Araújo Dias em reportagens anteriores, explicou aos munícipes que essas diferenças de dados entre o boletim municipal e o boletim estadual acontecem já que em muitas situações pessoas que residem no nosso município buscam atendimento em cidades vizinhas, ou mesmo, os dados apresentados na consulta do paciente, apresentam endereço de Sumidouro mesmo morando em outro município. Independente dos números, é importantíssima a conscientização dos cidadãos para controlar os casos de Covid-19 que crescem numa velocidade assustadora.




Dados obtidos a partir do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde preocupam autoridades sanitárias não somente em Sumidouro, mas em municípios vizinhos.


Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário