Prefeito Pé Liso do PTB é reeleito em Sumidouro

            A equipe de reportagem da Rádio Panorama fez uma análise à respeito dos resultados do pleito municipal realizado no domingo passado com a vitória do candidato a reeleição Pé Liso sobre o candidato Galileu com uma diferença de 153 votos.

                    Os resultados da eleição mostram em números absolutos uma vitória do candidato Pé Liso na Zona Urbana nos três locais de votação disponibilizados pela justiça eleitoral: no Centro, na Asa Norte e nas Duas Irmãs.

                    O candidato do PTB venceu também nas localidades rurais de Benfica, Murinelli, Venda da Ponte, São Lourenço dos Mendes, Campo Leal e no distrito de Soledade e na localidade de Soledade II. A maior diferença a favor do candidato Pé Liso foi registrada na localidade de Benfica, na E.E.M. Benfica.

                     O candidato Galileu do PSL venceu no reduto eleitoral do ex-prefeito Juarez Corguinha, o distrito de Dona Mariana com uma margem mais ampla, assim como no distrito de Campinas e nas localidades de Vale dos Pinheiros e Santo André, onde registraram a maior diferença para Galileu.

                    O terceiro candidato ao cargo de chefe do executivo municipal, o Doutor Juarez do Solidariedade obteve 111 votos, menos de 1% do eleitorado sumidourense, mas destaca-se que apesar de não ter realizado uma campanha mais incisiva nas redes sociais, somente na E.E.M. Flor do Campo, em São Lourenço dos Mendes o candidato do Solidariedade não obteve nenhum voto.

                       Um outro dado importante nessa eleição é o número de ausentes, que totalizaram 2.315 eleitores. No maior local de votação do município de Sumidouro, o CIEP 283 Maria Amélia Pacheco, onde votam 2.109 eleitores, 486 pessoas aptas a votarem, não compareceram nas urnas, representando praticamente 25% do eleitorado das sessões.

                             Votos brancos foi a opção de 137 eleitores e votos nulos, a preferência de 427 eleitores sumidourenses.

                   Os resultados mostram a continuidade de uma polarização na política sumidourense como já ocorre há várias décadas, comum a municípios menores e ao mesmo tempo os números apontam um crescimento dos eleitores em não participarem do processo democrático. De acordo com o próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em relação a eleições anteriores, e por estarmos num momento pandêmico, os números de abstenções estão dentro da média esperada.

             A nossa emissora está em consonância na imparcialidade dos fatos, informando a nossa população constantemente. Destacamos a importância da população fiscalizar e cobrar tanto do poder executivo como do poder legislativo ações que realmente sejam pertinentes ao senso do bem comum. Entendemos que o chefe do executivo municipal deve governar para todos, independente dos votos e locais em que candidatos A, B ou C receberam mais ou menos votos. A democracia é sempre o melhor instrumento para um país. Congratulamos todos os cidadãos que participaram e escolheram seus representantes e reforçamos o nosso compromisso de estarmos trazendo para todos os seguidores da página da Rádio Panorama as informações relevantes a população.

                Segue abaixo conforme solicitado pelos seguidores da página da Rádio Panorama os dados das sessões eleitorais para eleições ao cargo de prefeito sessão por sessão em nosso município.






Categoria:Notícias