Destacamento do Corpo de Bombeiros 1/16º atua em combate as chamas em Soledade II, zona rural de Sumidouro
Repórter Panorama: Domingo (20/09/2020): Na noite de ontem, uma seguidora da página da Rádio Panorama enviou imagens de um foco de incêndio no interior do município de Sumidouro, no distrito de Soledade II. O foco que começou por volta das 22h, consumiu uma área de mata nativa que fica às margens da RJ 242, próxima a Capela de Nossa Senhora da Rosa Mística.
O Destacamento do Corpo de Bombeiros 1/16º do município do Carmo foi acionado e deslocou-se para o distrito de Soledade II para controlar o foco de queimada. De acordo com o Sargento Zavoli o foco foi controlado por volta de 4 horas da manhã, após uma árdua ação, já que a equipe do Destacamento esteve atuando no município de São José do Vale do Rio Preto durante praticamente todo o Sábado combatendo incontáveis focos de queimadas.
Zavoli destaca a nossa equipe de reportagem a importância da população conscientizar e colaborar com o Grupamento do Corpo de Bombeiros não realizando nenhum tipo de queimada no manejo do solo, procurando orientações antes de qualquer ação aos órgãos de fiscalização como o INEA e as Secretarias Municipais de Agricultura em cada município.
A área de atuação do Destacamento do Corpo de Bombeiros 1/16º é muito extensa, atendendo municípios como Carmo, Sumidouro, Sapucaia, Duas Barras e partes de Nova Friburgo. Com isso, é necessário assumirmos nosso papel de cidadão e não fazer queimadas. Destaca-se que ações danosas ao meio ambiente podem ser enquadradas na Lei Federal 9605/1998, além de notificações ou mesmo multas que podem ser aplicadas pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente).
Atualização: De acordo com uma seguidora da nossa página, novos focos de queimadas surgiram em Soledade II, numa área de vegetação mais densa. O destacamento do Corpo de Bombeiros 1/16º esteve durante a tarde de ontem em Soledade II para combater os novos focos mostrados pela nossa reportagem. Mais cedo os moradores também foram para o local auxiliarem no combate as chamas.
Atenderam a ocorrência em Soledade II: Sargento Zavoli, Sargento Pedro Ivo, Sub Tenente Pinheiro, Cabo Deolan e no centro de comunicação Sargento Ricardo.