Destacamento do Corpo de Bombeiros 1/16º atua em grande área de queimada na localidade de Fazenda do Campo, em Duas Barras.

        Repórter Panorama: Segunda-Feira (07/09/2020) – A nossa equipe de reportagem acompanhou na tarde dessa segunda-feira um chamado do Destacamento do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros do município do Carmo para atender uma ocorrência de queima de vegetação na localidade de Fazenda do Campo, no município de Duas Barras. A propriedade que fica às margens da Rodovia RJ 148 é uma grande produtora de eucaliptos e o fogo vem consumindo a propriedade desde o Sábado. O Destacamento do Corpo de Bombeiros do Carmo vem atuando na ocorrência continuamente a fim de controlar as chamas. Mesmo utilizando caminhão-pipa e abafadores, o terreno íngreme dificulta bastante a ação, além claro, do tempo seco, sendo mais um facilitador para a combustão que na grande maioria das vezes é provocada pela própria ação humana.

        Frisamos que não obstante a queda da qualidade no ar destaca-se que animais ficam afugentados, procurando muitas vezes o trecho de rodovias, sendo necessário o motorista redobrar atenção em trechos de queimadas, isso somado a fumaça que diminui consideravelmente a visibilidade. A nossa equipe de reportagem flagrou populares em outro trecho, na margem oposta tentando controlar as chamas com abafadores. A equipe do Destacamento do Corpo de Bombeiros 1/16º apontou a importância dos proprietários rurais manterem limpa a área conhecida como aceiro, pois com esse trecho dentro da propriedade sem vegetação serve como um grande protetor, evitando que o foco espalhe-se por mais áreas. De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o aceiro deve medir no mínimo 3 metros de largura ou até 2,5 vezes a altura da vegetação. Cada Estado tem o seu órgão específico para o produtor rural tirar suas dúvidas a respeito do manejo do solo. No Estado do Rio de Janeiro, o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) é o órgão regulador das normativas condizentes ao tema.

        O Destacamento do Grupamento do Corpo de Bombeiros do município do Carmo 1/16º sob o comando do Tenente BM Salgueiro tem buscado atuar juntamente com as autoridades de segurança pública nos municípios da área de atuação do Batalhão para coibir essa prática que fere a Lei Federal nº 9.605/1998, que dá redação aos crimes e práticas ambientais. A população pode e deve colaborar evitando fazer focos de queimadas em suas propriedades e em caso de dúvidas, procurar orientações junto ao INEA em sua região. Pontua-se que nesse final de semana os seguidores da página da Rádio Panorama flagraram queimadas nas localidades de Soledade II e Bela Joana, ambas na zona rural de Sumidouro.

    Curta a página da Rádio Panorama nas redes sociais e receba as atualizações de nossa página com notícias de nossa Região Serrana. 






Propriedade às margens da RJ 148, grande produtora de eucaliptos está sendo muito atingida por queimadas desde o Sábado.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário