Filas constantes em Lotérica preocupa moradores e autoridades sanitárias municipais

Repórter Panorama: Quarta-feira (22/04/2020) – A nossa equipe de reportagem flagrou uma cena corriqueira não somente em Sumidouro, mas nos municípios pelo Brasil afora: filas grandes em portas de lotéricas e bancos em busca do auxílio oferecido pelo governo federal no valor de R$ 600,00 para as pessoas inscritas no CAD-único.

Observamos que a calçada próximo a Lotérica na Rua João Amâncio, no Centro de Sumidouro, está sinalizada com uma fita amarela delimitando a distância entre as pessoas, mas observa-se que além da grande aglomeração, uma demora muito grande no atendimento, sendo comum as pessoas não respeitarem o espaço delimitado pela Lotérica em consonância com o Decreto Municipal. Inclusive hoje de manhã nossa equipe de reportagem recebeu a informação que o sistema da Lotérica e demais bancos que atendem sumidouro estariam apresentando lentidão no processamento de dados, fazendo com que o tempo de espera na fila fique maior ainda. Inclusive a fila dobrava a esquina com a Rua Francisco Pereira dos Santos.

Apesar de não ser força de lei em Sumidouro, é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde que as pessoas saudáveis e independentes do estado de saúde utilizem máscaras ao saírem na rua para diminuírem as chances de qualquer tipo de transmissão.

Entramos em contato com a Guarda Civil Municipal de Sumidouro que informou-nos novamente que a responsabilidade de organizar as filas é do proprietário do estabelecimento comercial, como estamos observando os comerciantes fazerem. Até mesmo foi pontuado que o efetivo atual não tem como atender a demanda geral, devido às obrigações legais que a instituição possui. Agentes da Guarda Civil Municipal estiveram na Lotérica solicitando o contato de um responsável do estabelecimento para que seja disponibilizado o mais breve possível um funcionário para orientar a fila conforme o Decreto Municipal determina.


Filas do tipo estão sendo observadas pela nossa região e país. A distância recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 1,5 metros por pessoa. Apesar de Sumidouro ter um caso confirmado de Covid-19, o uso de máscaras é essencial para a proteção individual e da população.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário