Municípios da Região Serrana implementam barreiras sanitárias

Repórter Panorama: Segunda-feira (20/04/2020) – alguns municípios da Região Serrana estão movimentando-se em ações preventivas contra o avanço da covid-19 em seus municípios. Hoje destacamos as ações no município de Duas Barras em que foram entregues máscaras e dadas orientações aos motoristas no distrito de Monnerat e na RJ 144 na localidade de Boa Vista.

O prefeito do município de Cordeiro, Luciano Batatinha usou-se das redes sociais para divulgar que barreiras sanitárias também foram implementadas nos dois principais acessos ao centro de Cordeiro, sendo utilizados funcionários da guarda civil municipal e agentes da Secretaria Municipal de Saúde daquele município.

Nesse quesito destacamos também as ações há semanas anunciadas atrás pelas prefeituras de Carmo e Além Paraíba, na Zona da Mata Mineira que estão atuando nesse sentido.

No município de sumidouro alguma ação prevista nesse sentido. Ressaltamos que para a região central do município são três acessos pela RJ 148 (Nova Friburgo-Sumidouro), RJ 154 (Estrada do Rosa) e RJ 156 (Vila do Pião-Sumidouro). A zona rural do nosso município por ser extensa e ter mais moradores do que a zona urbana (de acordo com dados do último censo em 2010) são consequentemente dificultadores em ações desse tipo. Ressaltamos também os mais de 1.100 quilômetros de estradas vicinais, seria outro motivo para dificultar o controle.

A Secretária Municipal de Saúde de Sumidouro Analú Araújo Dias entrou em contato com a nossa equipe de reportagem para salientar que realmente é difícil uma fiscalização mais próxima com a desejável devido aos pontos citados no parágrafo anterior, pois foi destacado que contando as rodovias estaduais que enumeramos anteriormente, são mais de 15 saídas. Nesse sentido Analú reforçou que será feito nos próximos dias uma barreira educativa para conscientizar os motoristas e moradores de sumidouro, pois estão sendo contratados segundo a Secretária 12 fiscais de saúde para apoiarem tais medidas sanitárias em Sumidouro.

Nesse momento, destacamos que o mais importante do que qualquer medida restritiva de circulação implementada pelas prefeituras de municípios vizinhos ou mesmo a inércia observada nesse quesito até então em Sumidouro é a população conscientizar-se usando máscaras o maior tempo possível, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde, para as ações necessárias ou mesmo para o seu trabalho, evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência. Frisamos que a transmissão é comunitária. Hábitos corretos de proteção serão importantes nesse sentido.

 


Ações de orientação aos motoristas que trafegavam hoje de manhã no distrito de Monnerat, em Duas Barras.


Um dos acessos ao município de Cordeiro pela RJ 116 mostrava lentidão com a implementação das barreiras sanitárias.


Imagens: Divulgação Redes Sociais - Ascom Duas Barras, Ascom Cordeiro e Marcos Medeiros.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário