Um domingo difícil para muitos candidatos do Concurso Público em Sumidouro

Repórter Panorama: Esse domingo dia 05/01/2020 foi um dia para muita gente esquecer. O município de Sumidouro estava realizando a prova para o Concurso Público Municipal para o preenchimento de 162 vagas, mas a chegada aos locais de avaliação foi muito difícil para dezenas de candidatos.

         Na noite anterior ocorreu um grande volume de precipitação no município de Sumidouro e com isso, o nível do Rio Paquequer elevou-se rapidamente. Segundo medições feita em registro fotográfico, o nível da água do rio estava em aproximadamente 3,10 metros, deixando a RJ 148 na localidade de Barra de São Francisco, no município do Carmo totalmente interditada em ambos os sentidos. Alguns veículos maiores como ônibus arriscaram-se passar. Carros de passeio e motocicletas tiveram acesso impossibilitado, fazendo com que candidatos que vieram de outros municípios não conseguissem chegar no horário determinado pela INCP Concursos para o fechamento dos portões, às 9 horas da manhã.


O nível do Rio Paquequer subiu bloqueando o acesso pela RJ 148 na localidade de Barra de São Francisco, no Carmo. Pontos de bloqueada de encostas no km 32, na localidade do Pontilhão deixaram a rodovia em meia pista para Nova Friburgo.


         Muitos candidatos reclamaram que mesmo morando em Sumidouro, dependendo do cargo almejado, foram realocados para fazerem suas avaliações no município do Carmo e no distrito de Jamapará, em Sapucaia e com a RJ 148 interditada não conseguiram locomoverem-se.




            Alguns candidatos ouvidos pela nossa equipe de reportagem vindos do distrito da Vila do Pião, em Sapucaia, não conseguiram realizar a prova, pois a RJ 156, na altura do quilômetro 16 estava interrompida em ambos os sentidos devido à queda de uma imensa barreira que foi retirada somente no final da manhã de domingo.





Candidatos em frente ao Monsenhor Ivo Sainte Donin no Centro de Sumidouro por não terem como chegar nos locais de realização das provas aplicadas pela INCP.


         Os candidatos que ficaram nos portões para o lado de fora, clamaram pela vinda de um representante da INCP Concursos, mas ninguém compareceu para atender as solicitações dos candidatos que ficaram do lado de fora devido as alegações de intempérie climática. Com isso, foram em grande numero para a 111ª Delegacia de Polícia Civil de Sumidouro para fazerem o registro de um boletim de ocorrência. Os candidatos receberam do inspetor que atendeu-os não haveria a possibilidade de investigação e registro criminal por tratar-se de uma condição climática desfavorável, impossível de prever-se. Foi feita a distribuição de senhas e uma lista com o nome dos presentes e interessados no registro e os candidatos que sentiram-se lesados saíram portando o referido boletim de ocorrência para decidirem se ingressarão com ação judicial na esfera cível.


Candidatos aguardaram a distribuição de senhas e o registro do boletim de ocorrência na porta da 111ª DP no Centro de Sumidouro.

        

            No final da manhã o Prefeito de Sumidouro Eliésio Peres da Silva reuniu-se com seus Secretários Municipais e membros do Setor Jurídico da Prefeitura para discutirem uma possível saída para o impasse, pois dependia da ação do poder público de Sapucaia para desobstruir o acesso da RJ 156, pois o nível do Rio Paquequer na Barra de São Francisco começou a normalizar-se no final da manhã. Ficou decidido que as avaliações do período vespertino seriam mantidas.

         No período vespertino nossa equipe de reportagem esteve nos arredores do CIEP 283, Maria Amélia Pacheco no bairro das Duas Irmãs e uma grande confusão no trânsito estava em curso. Apesar da Guarda Municipal estar presente com dois agentes, foi praticamente impossível organizar a grande quantidade de veículos e de pessoas atrasadas que chegaram para fazer a prova. Centenas de carros disputavam as poucas vagas disponíveis. O trecho entre o CIEP 283 e a Pedra das Duas Irmãs com menos de 500 metros pela Avenida José Muniz de Andrade que normalmente é feito em um minuto, foi feito de carro por nossa equipe em mais de 20 minutos.

            No final do dia o movimento de saída de Sumidouro encontrava-se mais tranquilo, pois como não choveu forte no final do dia, os candidatos puderam retornar para as suas residências com mais tranquilidade. 



Apesar dos esforços da Guarda Municipal o grande número de veículos e candidatos atrasados dificultou demais o acesso ao CIEP 283 nas Duas Irmãs.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário