Chegada de frente fria coloca Estado do Rio de Janeiro em alerta máximo.

        Repórter Panorama: Quinta-feira (21/03/2024) - A chegada de uma imensa frente fria trará volumes pluviométricos imensos para a Região Serrana e todo o Estado do Rio de Janeiro. De acordo com dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), algumas regiões do nosso Estado poderão ter volumes de precipitações próximos aos 300 milímetros em menos de 72 horas. Hoje ainda teremos uma sensação de calor mais alta devido a massa de ar quente pré-frontal e é exatamente esse choque térmico de massas de ar distintas que poderão gerar maiores riscos, começando nesta próxima madrugada.

     As temperaturas máximas poderão cair cerca de 10 graus centígrados nos próximos dias, dando uma refrescada no calor registrado até o momento.

          De acordo com boletim do INMET o alerta máximo para a nossa região Serrana começará na madrugada de amanhã, dia 22 de Março e estendendo-se até o Domingo, 10h podendo ocorrer chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 milímetros por dia, com ventos superiores a 100 km/h. Existe grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário, visto que nossa região possui muitas áreas de encostas, assim como rios cortando os centros urbanos.

       O Portal Climatempo aponta que para Sumidouro, na Sexta-feira (22/03) e no Sábado (23/03) estão previstos cerca de 180 milímetros de chuvas, ou seja, cerca de 180 litros de água por metro quadrado. De acordo com dados do sistema meteorológico ERA5 que tem o registro histórico dos últimos 30 anos de média de precipitações, o valor esperado para esses dois dias, estão acima do previsto para todo o mês de Março, que são de 151 milímetros.

         Estaremos atualizando os nossos seguidores dos possíveis desdobramentos e transtornos que os eventos previstos possam causar em nossos municípios na Página da Rádio Panorama nas redes sociais.

        Em caso de emergências, a Defesa Civil Municipal de Sumidouro tem disponibilizado os números (22) 2531-1347 e (22) 98140-2559.

 Algumas regiões e localidades do Estado do Rio de Janeiro poderão atingir volumes pluviométricos próximos aos 500 milímetros.

Categoria:Notícias