Sumidouro receberá 280 doses para serem utilizadas na vacinação contra a Covid-19

    Repórter Panorama: Segunda-Feira (18/01/2021): A Secretaria Municipal de Saúde de Sumidouro utilizou-se de sua página nas redes sociais para informar que chegaram no município as seringas enviadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para a vacinação contra o Covid-19.


    Entramos em contato com a Secretária Municipal de Saúde, Analú Araújo Dias questionando o quantitativo de seringas que foram entregues e foi informado a nossa equipe de reportagem que o município de Sumidouro recebeu 5.100 seringas para essa primeira etapa de imunização. Questionamos se existe uma data prevista de começar a imunização contra a Covid-19 e quais grupos serão priorizados e a Secretária reforçou as palavras do Prefeito Eliésio Peres da Silva em sessão solene de posse na Câmara Municipal de Sumidouro que a imunização seguirá os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, imunizando inicialmente idosos acima de 75 anos e profissionais de saúde que lidam constantemente com essa ameaça. Segundo a Secretária, os lotes iniciais com os imunizantes estão sendo aguardados para serem contabilizados e serem distribuídos para a população sumidourense de acordo com a disponibilidade.


    De acordo com dados do Governo do Estado do Rio de Janeiro o município de Sumidouro receberá 280 doses do imunizante da Coronavac para essa primeira etapa de vacinação. O Governador em exercício Cláudio Castro esteve na manhã de hoje no Aeroporto Internacional de Guarulhos para acompanhar o envio de 487.520 doses para o estado do Rio de Janeiro. As doses serão entregues de acordo com o quantitativo da população e dos grupos prioritários para todos os 92 municípios fluminenses.


As vacinas que estão sendo distribuídas a partir de hoje pelo país são do laboratório Sinovac, com fabricação chinesa. A vacina da Astrazeneca/Oxford, de origem inglesa, apesar do uso emergencial ter sido autorizado no Brasil, a remessa que seria adquirida na Índia pelo Governo Federal não obteve autorização para ser enviada.


    Pontua-se que mesmo os grupos que receberem inicialmente a imunização os cuidados deverão ser continuados como o uso de máscara em locais públicos e evitar aglomerações, já que segundo pesquisa de especialistas, amplamente divulgado pela grande mídia, a imunização coletiva terá mais efeito somente com uma vacinação em massa que poderá estender-se por todo esse ano de 2021 e tendo efeitos a longo prazo somente em 2022.


    De acordo com dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde, o município de Sumidouro registra 428 casos de Covid-19 com 19 óbitos registrados. Nesse mesmo boletim estadual mostra que 395 pessoas estão recuperadas e 14 pessoas estão sob monitoramento. Assim que a campanha de vacinação iniciar, estaremos fazendo uma cobertura ampla.


        Imagens: Secretaria Municipal de Saúde de Sumidouro.




Um comboio com forças de segurança estaduais foi montado para auxiliar na logística de entrega das seringas a todos os 92 municípios fluminenses. As seringas para aplicação do imunizante contra a Covid-19 chegaram em Sumidouro no sábado.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário