Chuva de granizo causa enormes prejuízos a produtores rurais na Zona Rural de Teresópolis

        Repórter Panorama: Sábado (12/03/2022) - Uma forte chuva de verão de aproximadamente 40 minutos que caiu no final da tarde de hoje causou muitos prejuízos aos produtores rurais da zona rural de Teresópolis. Imagens que a nossa equipe de reportagem teve acesso mostram que a chuva de granizo causou perdas em lavouras de folhagens como a couve para produtores das localidades de Vieira e Serra do Calado, ambas no terceiro distrito de Teresópolis.

        “Sou de Vieira, Teresópolis, hoje de manhã eu tava tão feliz pois trabalhei o dia todo com muita esperança nas minhas lavouras, de tarde veio uma chuva de granizo e acabou com meus sonhos, ver minhas couves assim da vontade sentar e chorar", começamos a nossa matéria com esse relato de uma produtora rural que compartilhou conosco a sua angústia ao ver os prejuízos causados pela forte chuva de granizo que atingiu as localidades de Vieira e Serra do Calado, ambas no Terceiro Distrito de Teresópolis.

        Segundo relato da nossa seguidora, que pediu para não se identificar, os prejuízos foram imensos para os produtores rurais dessas localidades. Só no caso dela, foram aproximadamente 10 mil pés de couves arrasados conforme imagens compartilhadas pela própria produtora rural a nossa emissora. Ainda de acordo com ela, levará uma média de trinta dias para recomeçar a colheita e que estavam começando a se recuperarem dos prejuízos causados pelos altos índices pluviométricos no começo do ano de 2022. Além de couve, outras culturas como espinafre e coentro foram duramente atingidas nessa chuva de granizo de hoje e que em seu relato emocionado "ainda não teve coragem de ir ver". Atualmente o valor do molho de couve está girando em torno de R$ 0,50 em Água Quente e na faixa de R$ 0,60 em Vieira, mostrando que mesmo com o reajuste desses produtos, grande parte do lucro ainda fica na mão de atravessadores e comerciantes.

        Compartilhamos o relato emocionado da nossa seguidora de Vieira para demonstrar a dificuldade que o produtor rural passa em sua rotina diária, para quem garante o sustento de suas famílias e alimento nas nossas mesas.

        Além dessas condições climáticas adversas que o produtor rural está sujeito, dificuldades como o aumento dos insumos e fertilizantes após os desdobramentos com a invasão da Ucrânia pelas tropas russas tendem a refletir diretamente na mesa do consumidor final. Aliada a essa situação, soma-se a alta do preço dos combustíveis, principalmente o óleo diesel que encare ainda mais os fretes, o que gerará sem sombras de dúvidas, mais inflação em toda a cadeia produtiva.

        Na página da Rádio Panorama nas redes sociais é possível verificar na íntegra o vídeo mostrando o estrago ocorrido nas lavouras dos produtores rurais de Vieira e Serra do Calado, ambas na zona rural de Teresópolis.

Imagens: Divulgação Redes Sociais.



Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário