Bandeira Vermelha decretada na próxima semana em Sumidouro.

        Uma nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Sumidouro estabeleceu uma flexibilização na cor da bandeira que irá vigorar na próxima semana no município de Sumidouro. Será a cor Vermelha. Mas na prática, o que muda com esse novo posicionamento?

         De acordo com a publicação realizada mais cedo na página da Prefeitura de Sumidouro nas Redes Sociais, a Bandeira Vermelha que irá vigorar do dia 05 à 11 de Abril de 2021, estabelecimentos comerciais que antes estavam obrigados a funcionarem somente na modalidade “delivery” ou retirada do produto adquirido no local, poderão receber público, desde que respeitem o quantitativo de pessoas estabelecidos na normativa número 001/2021 da Secretaria Municipal de Saúde, regulamentada no Decreto Municipal número 3.558/2021.

        Segundo informado pela municipalidade, as Indústrias, Confecções, Escritórios em Geral, assim como Academias, Estúdios e Templos Religiosos poderão operar com 20% da capacidade e respeitando o distanciamento social. Óticas, armarinhos, lojas que comercializam EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), Limpeza, Materiais de Construção, Autopeças, Ferragens e Informática só serão permitidas no máximo três pessoas por atendimento dentro do espaço comercial.

          Quanto a Mercados, Padarias, Quitandas, Distribuidora de Gás e de Água e Produtos Veterinários estarão autorizados a funcionarem desde que operem com a capacidade reduzida à 40% do limite máximo. Bares, Restaurantes e Conveniências estão permitidos a funcionarem somente na modalidade “delivery” ou retirada no local do produto até às 20 horas. O consumo de bebidas alcoólicas em torno dos estabelecimentos e na via pública continuam proibidos. Postos de Combustíveis, Bancos e Lotéricas poderão funcionar seguindo as regulamentações de distanciamento social. Inclusive, salienta-se que quanto ao funcionamento bancário e lotérico, está sendo comum dentro do espaço seguir-se os protocolos estabelecidos e no lado de fora da agência e posto lotérico não estar presente nenhum funcionário para orientar a fila para evitar aglomerações.

       Salões de Beleza, Barbearias, Manicure e Estética deverão agendar previamente os atendimentos e múltiplos serviços dentro do mesmo espaço estarão vedados nesse momento. Serviços da construção civil deverão funcionar somente para pequenos reparos.

       O serviço de Cartório ficará de plantão somente no horário de 9h às 12h. A administração municipal manterá somente os serviços essenciais de forma presente, como por exemplo os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, de Obras e de Segurança Pública como a Guarda Civil Municipal e Defesa Civil Municipal.

        Segundo a mesma nota, o Comércio em Geral, assim como toda a atividade turística no município como visitação a pontos naturais, pousadas e hotéis, clubes recreativos, esportivos, praças, ambulantes deverão continuar suspensos.

        O mês de Março foi o mais letal dessa pandemia, com 12 óbitos no município de Sumidouro, ou seja praticamente 40% do total de mortos ocorreu nesse mês passado. Considerando-se que nos outros 11 meses de pandemia ocorreram 16 óbitos o número preocupa para o tamanho de nossa população de pouco mais de 15 mil habitantes.

        Destacamos a necessidade da população entender o momento e colaborar com as autoridades municipais para que novas flexibilizações sejam possíveis e que o mais breve possível possamos retornar a normalidade. O cuidado está sendo tomado pela grande maioria dos comerciantes em seus espaços, que precisam trabalhar para gerarem renda e emprego. Todo o serviço que traz o sustento ao lar é essencial, mas a população ao dirigir-se aos estabelecimentos comerciais precisa fazer a sua parte, utilizando-se de máscaras e fazendo a assepsia correta. Caso teste positivo, fique em casa, não seja mais um a contaminar outras pessoas, que estarão necessitando de serviços médicos e que deixarão mais ainda sobrecarregado o Sistema Único de Saúde, que é o nosso plano de saúde. Não adianta cobrar as autoridades se a sua parte como cidadão não está sendo cumprida. As festas familiares e com amigos terão o seu preço. Não podemos pagar por ele. O cuidado e consciência pelo coletivo é essencial nesse momento. 





Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário