Prefeitura de Sumidouro decreta Bandeira Vermelha nessa próxima semana.

             Repórter Panorama: Sexta-Feira (12/03/2021) - A Prefeitura Municipal de Sumidouro utilizou-se das redes sociais para informar que foi decretada bandeira vermelha em todo o município. De acordo com a Resolução da Secretaria Municipal de Saúde 001/2021, fundamentada no Decreto Municipal número 3443/2020, durante essa fase as confecções, as indústrias do município e academias deverão funcionar somente com 30% da capacidade, bares e restaurantes e estabelecimentos comerciais em geral deverão funcionar somente na função "delivery", sendo vedada a entrada do cliente no estabelecimento e sendo proibido o consumo no local. O mesmo decreto estabelece que salões de beleza, barbearias, oficinas mecânicas, borracharias e afins deverão funcionar somente com hora marcada com o cliente.

        Segundo a nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde, as medidas adotadas na bandeira vermelha são baseadas no aumento expressivo de casos nos últimos dias. No boletim de ontem da Secretaria Estadual de Saúde mostravam 518 casos confirmados de Covid-19 e no boletim dessa Sexta-feira mostra um total de 531 casos confirmados, um aumento de 13 casos em 24 horas. Foram registrados 20 óbitos em Sumidouro, com uma taxa de letalidade de 3,77%.

              Outro ponto que destaca-se na normativa da Secretaria Municipal de Saúde é a proibição de visitação de pontos turísticos, praças, prática de esportes coletivos, saunas, piscinas e clubes. Cultos e missas também estão suspensos no município durante a vigência da bandeira vermelha.

            A medida anunciada pela municipalidade desagrada os comerciantes em todos os setores, já que dependem do movimento para manterem seus estabelecimentos funcionando e não gerem mais desemprego. A arrecadação do município depende em parte dos impostos gerados nesses estabelecimentos. Novamente é necessário os comerciantes se reinventarem. As medidas visam reduzir o movimento de pessoas nas ruas, mas destaca-se que é necessário que a população compreenda o momento pandêmico e colabore com as autoridades sanitárias do município, utilizando-se das máscaras protetivas e fazendo a assepsia correta das mãos para que medidas mais duras não sejam necessárias. O momento exige a conscientização de todos para que os nossos comerciantes que geram emprego e renda para o município não se prejudiquem mais ainda.

        A vigência da bandeira vermelha em todo o município de Sumidouro será pelo período inicial de uma semana, com início a partir da próxima Segunda-feira (15/03/2021) e validade até o dia 21/03/2021. Desde o início da pandemia, destaca-se que é a primeira regressão nas condições sanitárias presenciadas.

          Imagem: Recorte - Divulgação Prefeitura Municipal de Sumidouro.

Categoria:Notícias