Destacamento do Corpo de Bombeiros 1/16º atua em grande área de queimada nos municípios de Sumidouro e Sapucaia

        Repórter Panorama: Domingo (13/09/2020): A nossa equipe de reportagem recebeu imagens vindas da localidade da Balança, interior do município de Sumidouro na manhã de hoje. Nas imagens é possível verificar o grande foco de queimada que está consumindo a mata nativa no alto da Pedra do Pião, no distrito da Vila do Pião em Sapucaia.Segundo as nossas seguidoras, o foco teria começado por volta de 10h30min desse domingo.

      Um seguidor de nossa página entrou em contato conosco afirmando que nesse domingo de manhã visualizou nas proximidades do foco de incêndio da Balança um balão sobrevoando a região. Esse tipo de incidente, apesar da prática ser proibida pela legislação ambiental ainda é muito comum no nosso país. Apenas um laudo específico das autoridades e peritos criminais para confirmar tal evento.

        Mais cedo, uma equipe atendeu outro grande foco de queimada de pasto às margens da BR 393, nas proximidades do acesso a localidade do Balneário Três Quedas, na BR 393, em Sapucaia.

        De acordo com o Tenente BM Salgueiro foi realizada uma vistoria nas localidades da Balança e Vila do Pião no final da tarde desse domingo e foi constatada a inviabilidade de acesso para o combate das chamas. Salgueiro torce para o apagamento das chamas durante a madrugada por se tratar de área de pedreira e de difícil acesso. Salgueiro reforça a importância do compromisso da sociedade com o meio-ambiente e que será realizada uma fiscalização dura e mais abrangente nas localidades mostradas pela nossa reportagem durante essa semana que inicia-se com o apoio dos órgãos ambientais para que fatos como esse não voltem a ocorrer. Foi salientado que o Corpo de Bombeiros Militar 1/16º tem se empenhado em buscar os autores das queimadas para que possam responder pelos atos cometidos em cumprimento a Lei Federal nº 9.605/1998.


        Para infelicidade de todos que estavam torcendo para um desfecho menos danoso ao meio ambiente,  já que a área atingida é amplamente coberta pelo bioma da Mata Atlântica, destacamos que o foco de queimada na Pedra do Pião, na divisa entre os  municípios de Teresópolis (Água Quente), Sapucaia (Vila do Pião) e Sumidouro (Balança), não apagou durante a madrugada e seguidores de nossa página nas Redes Sociais enviaram imagens do local que está tendo boa parte da vegetação destruída pela ação do fogo na manhã dessa segunda-feira. 

    Ao curtir a página da Rádio Panorama nas redes sociais é possível receber em tempo real as atualizações e informações de Sumidouro e Região Serrana.




Local de difícil acesso impossibilitou a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros para combater as chamas que destruíram boa parte da vegetação durante o período noturno.



Foco de queimadas de grandes proporções atingiu uma área de pasto nas margens da BR 393, na proximidade do entrocamento com a RJ 154 em Sapucaia.

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário