ESTUFA DO CYNÉSIO, SUA LAVOURA COMEÇA AQUI

Estreamos aqui na nossa Rádio Panorama Web a coluna “Nossa Gente Panorana” e hoje fomos conhecer um pouco mais do grande produtor de mudas de nosso município de sumidouro, reconhecido não somente em nossa cidade pela sua excelência, mas no estado do rio de janeiro e em minas gerais que coleciona amigos e clientes, o Senhor Cynésio.

O Senhor Cynésio recebeu nossa equipe da Panorama Web nessa tarde de quinta-feira (30/08) em sua estufa no bairro de Água Limpa na RJ 148. Nascido na Bela Joana, na zona rural de sumidouro, ele relata que comprou o terreno em Água Limpa em 1989, mas a estufa iniciou suas atividades oficiais no ano de 1993. Experiência na época faltava, mas força de vontade e determinação para executar o empreendimento, foram essenciais para que naquele ano começassem com um galpão. No relato, Cynésio afirma que tiveram que ir à mata buscar madeira e fizeram a primeira capelinha para abrigar as primeiras mudas. No decorrer da década de 1990 surgiram opções de estrutura e nesses vinte e cinco anos de negócios, a estufa do Cynésio conta com oito galpões devido a crescente demanda até o ano de 2014.



Continuando a conversa, o senhor Cynésio afirma que nesses últimos três anos devido a essa última recessão que atingiu nosso país, muitos produtores quebraram fazendo com que ocorresse uma diminuição da demanda de área cultivada, assim como, alguns produtores devido a crise econômica buscaram realizar a semeação de suas próprias mudas em suas propriedades. Mesmo assim em tom de humor, o Senhor Cynésio ressalta que mesmo esse produtor rural que diminuiu as compras procura-o devido à alta qualidade de suas mudas.



A qualidade de suas mudas é reconhecida e comprovada pelos clientes e amigos que foram feitos em seu empreendimento, citando-se de passagem procuras de mudas não somente em nossa região serrana, mas na capital do nosso estado no bairro de Bangu, assim como na zona da mata do estado de minas gerais em cidades como Argitira, Leopoldina, Laranjais, Ubá, entre outros municípios.


Seguindo o nosso papo na Estufa do Cynésio, o administrador Paulo José Ferreira de Araújo, o conhecido Paulinho, passou aos detalhes da produção da estufa, que são produzidas com a grande maioria de sementes são importadas que agregam maior qualidade. Ele salienta que as mudas mais procuradas no Cynésio são pimentão, berinjela, tomate e o jiló, mas caso o cliente precise, são semeados a salsa, a bertalha, a couve-flor, o repolho, o brócolis e a beterraba. Algumas mudas como a abobrinha e o pepino a partir de seis dias já estão disponíveis para ir ao solo, enquanto a berinjela e o jiló levam cerca de sessenta dias para estarem no tamanho adequado para o plantio. Araújo afirma que nesses meses de agosto e setembro a maior procura é pelo pimentão e o jiló.

Segundo Araújo, costumam serem produzidas mensalmente no mínimo oitenta mil mudas, mas nos meses de maio a agosto que é o auge da produção, passam facilmente das trezentas mil mudas mensais. Com a chegada da época mais chuvosa no fim de ano a produção tende a dar uma diminuída, pois o produtor rural encontra mais dificuldade para semear a terra.

Essa foi a nossa primeira coluna nossa gente panorama, ressaltando o trabalho de pessoas que ajudam a trazer desenvolvimento e renda para o nosso município. Parabéns a equipe da estufa do Cynésio. Nesses vinte e cinco anos “a sua lavoura começa aqui”.




                                                                                                                                                                                                                                       Renato Klein

Categoria:Notícias

Deixe seu Comentário


Eduardo Carvalho do Carmo - 20/07/2019 10h47
Prezados Senhores, Bom dia. Resido nas imediações de Além Paraíba / MG. Gostaria de saber se poderia indicar alguns produtores que queiram desfazer das estufas, com objectivo de conseguir um preço mais em conta. Ainda não decidi o tamanho a ser utilizado, contudo poderia adequar às opções de mercado. Fico no aguardo e grato pela atenção. Saudações, Eduardo.
José A Gonçalves - 02/02/2019 12h56
Empreendedorismo, geração de empregos e incremento da produção rural. Parabéns.
carlos wesley da silva amaral - 24/11/2018 07h42
parabéns serviço perfeio e de qualidade ^^